[Resenha] "Amor e Memória"

| |

Título: Amor e Memória
Autor: Ayelet Waldman
Editora: Leya Brasil
 Sinopse
Em 1945, na Áustria, os vitoriosos soldados americanos capturam um trem repleto de riquezas indescritíveis – objetos que haviam sido confiscados dos judeus pelos nazistas. Entre os tesouros estão pilhas de relógios de ouro; montanhas de casacos de pele; caixas cheias de alianças de casamento; porta-retratos de prata; castiçais de Shabat e heranças de família repassadas por gerações.
Jack, um inteligente nova-iorquino judeu, é o oficial encarregado de guardar o trem, uma responsabilidade que fica ainda mais complicada quando conhece Ilona, uma bela húngara que perdeu tudo em meio às devastações do Holocausto. Setenta anos depois, Natalie recebe de Jack, seu avô, um lindo colar com o desenho de um pavão com penas de pedras preciosas, que fora achado no trem. Dentro do medalhão, está a fotografia de uma mulher desconhecida. Encarregada de devolver a joia à mulher da foto, Natalie deve mergulhar num submundo sombrio de negociantes de arte para descobrir a história por trás do medalhão. Mas se surpreende ao aprender sobre a vida fascinante de uma mulher feminista que lutou pelo direito de voto no final do século XIX em Budapeste.

Uma história de personagens brilhantes, Amor e memória é o melhor romance de Ayelet Waldman: uma obra ricamente detalhada que levanta questões difíceis sobre o valor das coisas preciosas em um momento em que a própria vida parece sem valor, e sobre as correntes invisíveis que nos prendem aos sofrimentos e às paixões do passado.


Resenha

"Amor e memória" conta três histórias diferentes, em épocas diferentes, que se interligam por meio de um medalhão. 


No começo do livro conhecemos Jack, um homem que serviu na guerra, mas que agora sofre com um câncer terminal. 

Nos últimos dias de sua vida, ele recebe a visita de sua neta Natalie. 

Jack, sabendo que a neta sofria um momento muito difícil em sua vida (Natalie tinha acabado de ser abandonada pelo marido.) e que  após sua morte, acabaria triste e deprimida, ele resolve lhe dar uma missão. 

É neste ponto da história que somos apresentados a  real história de Jack. No ano de 1946, ele era um oficial na Segunda Guerra Mundial. Ele estava encarregado de guardar um trem repleto de itens roubados de judeus. É dentro deste trem que ele encontra o medalhão de pavão, com uma foto de uma mulher dentro. Este é o medalhão que faz a ligação entre as três histórias. Este foi um ponto do livro que me prendeu bastante. Eu sempre gostei muito de história, e nesta parte o livro fala um pouco sobre o Holocausto, sobre fatos sobre a Guerra, o que eu gostei bastante. 

É nesta época que Jack conhece Ilona, uma mulher húngara que acabou perdendo tudo por conta da guerra. Este é um ponto do livro que não me prendeu muito. O relacionamento entre eles não me cativou. Acho que a autora poderia ter abordado o romance entre eles de uma outra forma. 

A segunda história se passa no tempo atual, e é a historia de Natalie, neta de Jack. Com a morte do avô ela ficou encarregada de realizar seu último desejo. Jack queria que ela encontrasse a verdadeira dona do medalhão. Na busca da mulher da foto, Natalie conhece Amitai, um negociante de artes. Juntos eles tentam descobrir o mistério do medalhão e um sentimento acaba por surgir entre eles. 

Eles acabam por descobrir que a mulher da foto do medalhão se chamava Nina, e que ela era uma mulher à frente do seu tempo. Esta é a terceira história, que se passa em 1913. Nina não aceitava que as mulheres deveriam se submissas aos homens. Ela lutou sua vida inteira pelos direitos das mulheres e por isso foi taxada de louca por seu pai. Este ponto da história é narrada pelo seu psiquiatra. 

O livro em si não me agradou muito, porém algo nele prendeu a minha atenção. Acho que eu esperava mais do enredo, acho que a autora poderia tê-lo desenvolvido mais. Outra coisa que poderia ter sido mais explorada foi o romance. Acho que por ter amor no título deveria ter sido melhor desenvolvido. Foi tudo muito frio e raso. 

A parte que eu mais gostei foi o relato sobre a guerra, que como eu disse, eu gosto bastante de história e este foi um dos pontos que mais me prenderam. 

Recomendo o livro para que todos tirem suas próprias opiniões e conclusões. 

Resenha feita por Eduarda Moreira

Um comentário:

  1. Oiii ! Marquei você numa tag. Espero que faça <3 http://booksofclara.blogspot.com.br/2015/02/liebster-award-tag.html#.VNpkmfnF9jQ

    ResponderExcluir

Comenta aí!